Utilize as teclas Ctrl + / Ctrl -
para adequar o site ao seu monitor.
Você é o
visitante:
A HISTÓRIA
É impossível contarmos a história do surgimento dos Lions Clubes, sem antes falarmos de Melvin Jones, um agente de seguros, nascido em 13 de janeiro de 1.879, em Fort Thomas, Arizona, EUA, filho de John Calvin Jones e Lydia M. Gibler Miles.
Este agente de seguros acreditava que seria possível a criação de uma Associação, em que se ampliariam os horizontes, deixando de lado as preocupações apenas profissionais, na busca da melhoria de sua comunidade e do mundo.
Assim, Melvin Jones com o apoio de sua esposa Rose Amanda Freeman, iniciou a formação da Associação, convidando inúmeros Clubes similares ao seu, com o objetivo de servir aos outros ao invés de servir a seus próprios associados.
Em 7 de junho de 1.917, na sala Leste do Hotel La Salle, em Chicago, Illinois, EUA, foi realizada a primeira reunião, onde foi adotado o nome Associação de Lions Clubes e marcou-se uma reunião nacional em 8, 9 e 10 de outubro de 1.917, foram eleitos o Presidente Dr. William Perry Woods e o Secretário Sr. Melvin Jones, quando então a estrutura e a filosofia dos Lions Clubes começaram a se formar , com a aprovação dos estatutos e regulamentos.
Entre os objetivos adotados no início da sua história havia um que dizia, “Nenhum clube terá como objetivo a melhoria financeira de seus associados”. Este objetivo de servir ao próximo sem fins de proveito pessoal permanece até hoje como um dos principais dogmas da Associação.
Na 2ª convenção de 1.918, em Saint Louis, Missouri, EUA, foi adotado o Código de Ética e em 1.919, na 3ª convenção em Chicago, Illinois, EUA, foram adotados os Objetivos do Lions.
A Associação só se tornou Internacional em 12 de março de 1.920, com a formação do Lions Clube de Windsor, na cidade de Ontário, no Canadá.
Nos anos de 1.926 e 1.927 foram fundados Clubes de Lions na China, no México e em Cuba.
O primeiro Clube de Lions sul-americano foi fundado na Colômbia, em 1.936.
O primeiro Lions Clube europeu foi organizado em 24 de março de 1.948, em Estocolmo, Suécia.
No Brasil o primeiro Lions Clube, fundado em 16 de abril de 1.952, foi o Lions Clube Rio de Janeiro Mater, na cidade do Rio de Janeiro, tendo à frente o patrono do leonismo brasileiro o CL Armando Fajardo.
Em 23 de julho de 1.952, foi fundado o Lions Clube de São Paulo e em 21 de março de 1.953, foi fundado na Bahia o Lions Clube de Salvador.
Em 16 de janeiro de 1.957, foi fundado em Vitória, o Lions Clube Vitória, primeiro Clube de Lions do Espírito Santo.
Em Colatina, foi fundado em 26 de junho de 1.965, o Lions Clube Colatina, hoje Lions Clube Colatina Centro.
Em 14 de abril de 1.984, na cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, foi fundado o Distrito L-30, hoje Distrito LC-11.
Em 04 de julho de 1.987, no AL 1.986/1.987, na 70ª Convenção Internacional de Taipé, em Taiwan, na China, foi aprovado o ingresso da mulher como Companheira Leão.
No ano de 2.007 teve início a afiliação familiar, incentivando a participação da família no Lions.
A sede da Diretoria Internacional fica em Oak Brook no Estado 17 de Illinois, nos Estados Unidos.
A sede administrativa do Distrito LC-1 1 fica na cidade de Guarapari, no Estado do Espírito Santo.
Todos os mandatos no Lions têm a duração de um ano.
O Ano Leonístico corresponde ao ano civil americano que começa em 1º de julho e termina em 30 de junho.
A maior autoridade leonística do mundo é o Presidente Internacional.
Existem ainda 32 Diretores Internacionais, distribuídos por região e que representam os países membros.
No Brasil, temos os quatros Presidentes dos Conselhos de Governadores (CC) do Distritos Múltiplos (LA, LB, LC e LD) que são os órgãos máximos administrativo e representativo do Leonismo brasileiro.
Os Distritos têm nos Governadores sua maior autoridade e estes organizam seus Gabinetes Distritais da seguinte forma:
- Governador;
- Ex-Governador Imediato;
- Vice-Governadores;
- Secretário;
- Tesoureiro;
- Presidente de Região;
- Presidente de Divisão;
- Coordenadores GMT , GST , GLT , LCIF e;
- Presidentes de Clubes.
Os Distritos são regidos por Estatutos e Regulamentos próprios, com base nos Esttutos da Associação Internacional de Lions Clubes, devidamente registrados em Cartório de Títulos e Documentos.
Atualmente, a Associação está representada em quase todos os países do mundo. Em todos os Continentes ela trabalha por intermédio de centenas de milhares de Leões de todas as nacionalidades e crenças.